Customize

Green Brief nº 60 em português (20 de Agosto – 29 Mordad) - resumo

Discussion in 'Green Brief' started by mahagonny, Aug 24, 2009.

  1. mahagonny Member

    (tradução portuguesa resumida do Green Brief #60, por NiteOwl aka Josh Sharyar; o original encontra-se aqui)

    Eu sou o NiteOwl aka Josh Shahryar – twitter.com/iran_translator no twitter. Sou um jornalista e um activista dos direitos humanos e NÃO SOU iraniano. Esta é uma compilação de notícias do Irão que reuni através do twitter e de sites iranianos anunciados no twitter. Lembrem-se, tudo isto provém de tweets. (O meu trabalho é publicado sob licença Creative Commons (CC).)

    Estes são os acontecimentos mais importantes de quinta-feira 20 de Agosto – 29 Mordad que consigo absolutamente confirmar.

    Em alemão: GB 60 deutsch - Why We Protest - IRAN
    Em italiano: Bollettino Verde n. 60 del 20 agosto 2009: The Green Brief #60 (August 60) in Italian - Why We Protest - IRAN


    Manifestações / Protestos / Agitação

    1. Na quinta-feira de noite dezenas de jovens encontraram-se no bairro de Apadana, em Teerão, e entoaram cânticos de “Morte ao Ditador” e “A nossa dor é a vossa dor, juntem-se a nós” e Yaare Debestani, uma canção patriótica, contra o governo e Ahmadinejad, coincidindo com o discurso deste e a tomada de posse do novo governo.

    2. Quinta-feira foi o 40º dia da morte de Sohrab A’rabi, que vivia no bairro de Apadana. A família realizou uma curta cerimónia, dizendo que não queria criar agitação e por isso não tinha convidado as pessoas a juntarem-se-lhes.

    3. Facções em Qom, desagradadas com o apoio do Grande Ayatollah Sane’ie aos reformistas, estarãoo a planear protestos para o denunciarem e têm já distribuído folhetos para o efeito. Há também indicações de uma contra-manifestação de apoiantes de Sane’ie em frente ao seu gabinete.

    4. Entretanto, Sane’ie pediu às pessoas que não se manifestem para o apoiar para não darem razão aos que querem criar tensões.

    5. Há notícias de que por todo o Irão houve cânticos contra Ahmadinejad e o governo durante o seu discurso da última noite. Segundo fontes fidedignas, ouviram-se cânticos por toda Teerão e, em alguns locais, as pessoas juntaram-se nas ruas para os cânticos, com os motoristas de carros e motas a buzinar em sinal de apoio.

    6. Também há indicação de cânticos noutras cidades, indiciando actividade do Mar Verde em todo o Irão: Isfahan, Ahvaz, Kermanshah e Qazvin.

    7. Notícias não confirmadas indicam que o governo ainda está a avaliar se deve fechar as universidades por um semestre, por receio de manifestações estudantis.

    8. O comandante dos Guardas da Revolução em Teerão, Mohammad Araghi, alegou que mais de 300 mil pessoas tinham formado uma organização clandestina chamada “Organização do Voto”, ou “Sazemane Rai”, que tinha orquestrado as manifestações em massa depois das eleições.

    9. Há notícias confirmadas da violação do direito à privacidade por parte da polícia iraniana, entrando à força em casas e geralmente sem qualquer mandato, em clara violação da constituição iraniana.

    Uma imagem da polícia a passar por cima de uma porta:
    http://www.mowjcamp.com/files/file/19809
    (destaque para o graffiti na porta, que diz “Marg Bar Khamenei”, Morte a Khamenei)


    Oposição

    10. O/a Secretário/a-Geral da Sociedade das Mulheres Muçulmanas Inovadoras, Fatemeh Rake’ie, afirmou que o novo movimento de Mir Hossein Mousavi era uma representação dos ideais do Imam Khomeini.

    (…)


    Governo / Internacional

    12. O porta-voz do parlamento iraniano, Ali Larejani, disse que o parlamento estava pronto a receber as queixas e provas de Mehdi Karroubi. Larejani disse que iriam contactar as vítimas, de uma forma honesta e transparente, através das suas moradas e números de telefone, assim que Karroubi lhos fornecesse.

    13. No seu discurso de hoje, Ahmadinejad disse que o Ministério da Informação não tinha feito o seu trabalho, e por isso a agitação tinha ocorrido, apesar de não culpar o ex-ministro, Mohseni Ejaie, pessoalmente. Acrescentou que, “se deus quiser, chegaremos a um sistema de informações com 70 milhões de pessoas” (cheirinho a Gestapo?)
    Ahmadinejad criticou ainda o vice-porta-voz do parlamento, Bahonar, por dizer que cinco dos seus ministros seriam possivelmente chumbados pelo parlamento.
    Durante o discurso, disse que gostava muito do marido de Marzieh Dastjardi, a sua proposta para Ministra da Saúde, e que por vezes pensava que ele era como um pêssego e que tinha vontade de o comer:
    Link para o video (em farsi):


    14. Notícias confirmadas indicam que o Procurador-Geral de Teerão, Saeed Mortazavi (mais um agente do governo supostamente responsável pela supressão dos protestos e por detenções e torturas) será substituído por Morteza Bakhtiari, antigo chefe do Departamento de Prisões do Irão.

    (continua)
  2. mahagonny Member

    Green Brief nº 60 em português (20 de Agosto – 29 Mordad) - resumo (cont.)

    (continuação)

    15. Têm surgido notícias de que a escolha de Ahmadinejad para Ministro da Defesa, Ahmad Vahidi, é procurado pela Interpol. Existe um mandato internacional de captura contra ele emitido por um juiz argentino a 9 de Novembro de 2006, por suspeita de participação no atentado bombista à Associação de Amizade Argentino-Judaica em Buenos Aires em 1994.
    Link para a página da Interpol com o mandato contra Vahidi: VAHIDI, AHMAD

    16. Kazem Seddiqi será integrado na lista de clérigos que lideram as orações de sexta-feira, que esta semana serão lideradas por Ahmad Jannati.

    17. O deputado conservador Hamid Rasa publicou um editorial criticando severamente o Ayatollah Sane’ie pelo seu discurso em Gorgan.

    18. Há indicações de que Hamid Reza Foladghar, membro da Comissão do Artigo 10º sobre Partidos Políticos, terá dito de que qualquer partido político que se junte ao Caminho Verda da Esperança perderá a sua legitimidade.

    19. O Tribunal Supremo de Audição do Irão condenou Esfandyar Rahim-Mashaei, por uma série de crimes económicos supostamente relacionados com o período em que foi líder da Organização do Irão para o Património Cultural, Artefactos e Turismo, a 2 meses de suspensão do seu posto governamental.

    20. O líder das orações de sexta-feira em Kerman, o Hojjatoleslam Seyyed Yahya Jafari, disse que Mehdi Karroubi também deveria apanhar 80 chicotadas por falar no assunto das violações.


    Detenções / Libertações / Mortes

    21. Curtas declarações de Mehdi Saharkhiz sobre o que aconteceu a uma das vítimas de violência durante uma manifestação pacífica: onlymehdi, Can you believe? can you count? #iranelection ...

    22. O filho do jornalista Emsael Azadi, Mohammad Azadi, que é diabético, foi preso ontem em frente ao jornal Etemaade Melli. Apesar de ter conseguido fazer a sua insulina chegar até ele, o seu pai continua sem saber onde ele se encontra detido.

    23. Forças de segurança entraram à força na casa de uma mulher baha’i na quarta-feira, na cidade de Sari, revistaram a casa sem mandato e levaram-na com recurso a um mandato com data de 3 semanas antes, para local desconhecido.

    24. Mostafa Tajzadeh contactou a sua família hoje dizendo que poderá permanecer preso durante o Ramadão, que começa no sábado. Fajzullah Arab-Sorkhi também contactou a sua família pela primeira vez após 45 dias de detenção.

    25. As famílias dos três americanos presos no Irão enquanto viajavam a pé voltaram a apelar ao governo iraniano pela sua libertação e solicitaram acesso consular para eles. Também criaram um site com informação actualizada sobre o seu paradeiro: http://www.freethehikers.org


    Media

    26. Surgiram notícias oriundas do Tribunal Islâmico de Teerão de que o Keyhan não foi banido, contrariamente a notícias anteriores de que um tribunal o tinha banido após queixas de Mousavi.


    Protestos Internacionais / Eventos / Avisos / Esforços

    27. Uma manifestação instantânea contra a Nokia, perto do Madison Square Garden em New York, e outra manifestação em frente à loja âncora da Nokia em New York, hoje.
    Relato completo: Anti-Nokia Flash Mob, 8/20 NYC For Iran

    28. LEIAM ISTO PARA A VOSSA SEGURANÇA: Safeguard Your Personal Info and Your Finances! - Why We Protest - IRAN

    29. Para uma lista não oficial de manifestações a realizar-se nos Estados Unidos (em inglês): Protesting for Iran until they don't have to

    30. Para uma lista dos protestos que estão a ser planeados na Alemanha, por favor visitem este link: Julia's Blog: Protests and rallies in Germany (subject to change w/o notice) (inglês e alemão) (Cortesia de @jkshalamani)

    31. Um site assertivo para ajudar Verdes traumatizados: Healing the Green Soul

    (Se vocês, os vossos amigos ou a vossa organização realizarem eventos, manifestações ou qualquer outra coisa relacionada com as eleições iranianas internacionalmente, por favor enviem-me um email com pormenores e dar-vos-ei cobertura. (Só vos custará 10 milhões de dólares!) O meu email é: dbosca@gmail.com


    A quem quer ajudar

    - Informação sobre a republicação do Green Brief: For Bloggers, News Sites and Forum who want to republish the Green Brief Plesae Read! - Why We Protest - IRAN

    - Informação sobre o Tor: http://torir.org

    - Esta página contém uma lista de mirrors externos para o GB, tal como várias informações sobre o GB. Links para traduções também são encorajados: Category:Green Brief - Anonymous Intelligence Collective

    - Uma lista de todos os Green Briefs: The Green Briefs


    - Um agradecimento caloroso a Sahar Joon e S joon pela ajuda com a revisão e dicas valiosas. Também um MUITO OBRIGADO a todos os tradutores que têm passado o seu tempo precioso a fazer chegar isto a tantas pessoas quanto possível.
  3. ntvinh986 Spammer

    Hi all!
    I've just visited this forum. Happy to get acquainted with you. Thanks.
  4. greenmanUSA Member

    I would love to read this, can you give me a brief translation in english?

Share This Page

Customize Theme Colors

Close

Choose a color via Color picker or click the predefined style names!

Primary Color :

Secondary Color :
Predefined Skins